Como aplicar o Isolamento Térmico

Como aplicar o Isolamento Térmico

Como proceder à aplicação de um isolamento térmico pelo exterior – passo a passo

Nas casas antigas, construídas com técnicas tradicionais, a considerável espessura das paredes, feitas com pedras e tijolos, garantem uma protecção adequada em termos de isolamento térmico e acústico; A introdução de estruturas de molduras reduziu a espessura das paredes que têm apenas uma função de fechamento e separação e, portanto, não são mais adequados para garantir o conforto do ambiente. Conseqüentemente, a fim evitar a dispersão excessiva do calor e para a atenuação de níveis sadios demasiado elevados, uma tecnologia desenvolveu-se que é a isolação ao revestimento que prevê o uso de painéis de isolamento. Neste guia vamos dar-lhe conselhos úteis sobre como fazer este tipo de trabalho sozinho, sem sobrecarregar o orçamento da família.

Com um bom isolamento térmico economiza até 20% de energia. Descubra as intervenções mais comuns, os melhores materiais isolantes e os pontos da casa sobre os quais intervir.

Necessário

  • Estuque
  • Painéis de isolamento
  • Vedador acrílico
  • Injetor quente
  • Pintura de elastómero acrílica
  • Antimuffa
  • Moss

Aplique o estuque

Aqueles que têm um mínimo de familiaridade com o trabalho manual sabe muito bem que a colocação de painéis isolantes não é complicado em tudo. Antes de iniciar o trabalho real é muito importante verificar as paredes: se, por exemplo, eles têm rachaduras ou pontos de ruptura é aconselhável intervir com antecedência com o estuque que é aplicado com a ajuda de uma espátula. Quando tudo está seco, limpe a parede perfeitamente removendo todas as impurezas.

Comece a instalar os painéis

Uma vez que a parede está intacta e limpa é possível instalar os painéis de isolamento: eles devem ser colados com adesivos especiais, projetados para suportar o tempo, umidade e flutuações térmicas de mais de um grau. Comece a colocar os painéis a partir do fundo, sem interrupção, dando especial atenção para não deixar sequer um pequeno espaço de gesso à vista, para evitar a forma de pontes térmicas. Pela mesma razão, depois de colocar cada painel, retire o adesivo que pode ser enbordado.

Encha as juntas

Após ter feito o revestimento, encha as junções com um vedador acrílico passando a ponta da pistola entre um painel e o outro. Nós não temos que manter a cor original do revestimento mas nós podemos pintá-la a nosso gosto usando uma pintura de elastómero acrílica para ao ar livre, anti-mildew e musgo. Agora que nosso revestimento isolante é sobre nós não tomaremos por muito tempo para observar a diferença comparada a quando nossas paredes não foram protegidas. A casa permanecerá agradavelmente frio no verão e, durante o inverno, não teremos áreas frias e áreas quentes. Além disso, nossa conta será muito mais leve!