Como o Instagram pode fazer a diferença na sua estratégia de Marketing online

Instagram permite que você faça marketing de forma económica

Como o Instagram pode fazer a diferença na sua estratégia de Marketing online

A força potencial desta rede é beneficiar das vantagens de pertencer ao Facebook (desde 2012). Após testes nos EUA e no Reino Unido, o Instagram também venderá publicidade na Espanha. Grandes possibilidades se abrem.

É claro que existe uma decisão antes e depois da Instagram para capturar e vender publicidade no mercado espanhol. Com 400 milhões de usuários ativos (apenas mais de 5 milhões em Espanha) e mais de 30 bilhões de fotos armazenadas (80 milhões de fotos por dia), as possibilidades para as empresas alcançarem seus potenciais compradores são enormes.

O poder da imagem

“O Instagram é uma mistura de liberdade de expressão pessoal, que lhe permite tirar uma foto, aplicar um filtro artístico e compartilhá-lo com mais de 400 milhões de usuários instantaneamente. E o melhor é que, com um sistema de curiosos e seguidores, torna-se completamente viciante “, Phil González, fundador da Instagramers, comunidade aberta de fãs desta rede.

Este especialista acredita que a imagem se tornou um fator essencial da nossa comunicação: “O elemento gráfico é universal, não precisa de tradução, é mais credível e a memória de uma foto dura mais na memória das pessoas que vêem exposto a uma imagem do que a um texto. Isso faz Instagram uma ferramenta poderosa para a aproximação, o acompanhamento, o conselho e a fidelidade do cliente “.

Laços de amizade

Outro fator importante do Instagram é que é uma rede de amigos. “Não é como o Twitter, uma plataforma onde os usuários se acostumaram a queixar, bloquear e viralizar seus problemas com uma marca. Em Instagram, as marcas são consideradas como amigos e as queixas nos comentários são muito menos comuns. As empresas podem ensinar seu lado mais humano e fechar e ancorar seus valores nas mentes de seus clientes e potenciais compradores “, propõe Gonzalez.

De dentro para fora

Na sua opinião, o Instagram é uma maneira de tornar a empresa visível de dentro. “É a maneira mais humana e transparente de divulgar uma empresa. Existem empresas como a Starbucks, que conseguiram replicar seu modelo de sucesso de estratégia digital toda vez que entram em uma nova rede social. O Instagram permite promover ações concretas voltadas para a venda, mas não o vínculo direto com uma plataforma de comércio eletrônico, por exemplo “.

A importância de ter uma presença constante nas redes sociais

Talvez a dúvida que subjacente às empresas que desconfiam da utilidade da Instagram para seus interesses é se eles realmente podem vender ou é apenas um canal para estar em contato com um público. Este especialista acredita que existem todos os tipos de estratégias: “Eu vi principalmente empresas que usaram o Instagram para posicionar sua marca, enfatizam seus valores e promovem ações específicas que estavam presentes em outras mídias (como televisão, jornais, internet, etc.) mas a Instagram possui uma gama tão ampla de possibilidades que também vimos empresas que conseguiram criar um mercado, conectar sua clientela e vender produtos através de links da própria aplicação. No entanto, devido à sua experiência em estratégia digital, González acredita que é uma ferramenta mais adaptada para criar branding e aumentar o nível de engagememt do que realmente vender.

Organize concursos e interaja positivamente com os seus seguidores!

“Lançar um concurso é tão simples e tão fácil dar errado ao mesmo tempo”, diz este especialista. “Eu aconselhei as principais empresas por mais de cinco anos a lançar sua conta Instagram, mantê-la e, claro, criar ações promocionais como concursos fotográficos. As primeiras grandes competições que criamos com a Nh Hoteles, Ford e Aristocrazy em 2011. Tiveram muita aceitação e participaram de muitos usuários da rede, enviando milhares de fotos. Mas cometeu erros no tema, no hashtag que vai ser usado, nas datas ou, simplesmente, não alcançar as pessoas, são os erros mais comuns. Somente pessoas que vivem e sentem Instagram, entendem o que outros usuários esperam de um concurso. Os usuários querem se divertir e os concursos são uma maneira de entreter usuários no Instagram, além de compartilhar com eles os valores de uma marca. E isso, que parece simples, você tem que saber como fazê-lo “, conclui Gonzalez.