Marketing visual no Instagram

Como aproveitar o Instagram para criar uma campanha visual vencedora

Marketing visual no Instagram

Na semana passada, tive a sorte de compartilhar algumas horitas com Marta Alonso, responsável pela comunidade de Instagrammers na Catalunha. Marta nos contou sobre as técnicas de marketing visual em Instagram que eu gostaria de compartilhar com você. É verdade que estamos diante de uma nova tendência, marketing visual.
90% do que lembramos seres humanos é visual, então, desde que Instagram nasceu em 6 de outubro de 2010, este aplicativo revolucionou os usuários e algumas marcas decidiram incorporá-lo em sua estratégia de marketing. O Instagram é considerado o Twitter das fotos e é a Rede Social com maior crescimento da história e a maior evolução da fotografia nos últimos 30 anos. É a primeira rede social apenas móvel, uma revolução social e fotojornalismo. Com Instagram nasce um novo estilo de comunicação.

Envolvimento visual: quantas vezes você já ouviu a frase de que uma imagem vale mais do que mil palavras? As fotografias podem contar uma história, e muitas vezes mais rápido que as palavras.

Personalidade da marca: uma maneira poderosa de se comunicar é a imagem visual de uma marca, tudo transmite, cores, tipografia, estilo …. Através de imagens, você pode comunicar os valores e as crenças de uma marca.

Conteúdo gerado pelo usuário. O Instagram é uma rede social perfeita para que os clientes possam gerar conteúdo da sua marca e aumentar a consciência da marca.
Já sabemos que Istagram é um bom aliado para a nossa comunicação, mas como faço para começar nesta Rede Social? Tem sentido? Como faço para integrá-lo na estratégia da marca? Quais objetivos eu quero alcançar? Todas estas perguntas que temos que nos perguntar antes de lançarmos para “outra rede social”.

Para isso, você deve:

  • Definir objetivos de curto e longo prazo
  • Estabelecer KPIs
  • Definir uma estratégia de conteúdo
  • Definir como transmitir valores de marca

O Instagram é uma rede social poderosa que pode ajudar a comunicar visualmente os valores da sua marca, mas não é para todos e menos sem estratégia. Uma vez que você decide estar em uma rede social, não faz sentido que você não os alimente de conteúdo e você não é constante com suas publicações, é uma rede social, como o nome indica instantâneo, de fato, Marta confessa que há muitos “retardatógrafos “Ou aqueles que publicam suas fotografias alguns dias depois, evitando o conceito do momento e do instantâneo. O aproveitamento de plataformas sociais como Instagram deve ser levado a cabo por profissionais que compreendam como devem actuar nos diferentes mercados e de que modo podem garantir um aumento substancial do engagamento.

Contacte influencers no seu mercado que possam divulgar os seus produtos no Instagram!

Obtenha valor adicional do conteúdo promovido no Instagram ao usá-lo em outros canais, falámos com a equipa do TopoSocial especialista em Marketing Digital para pedir algumas dicas para melhorar as nossas estratégias para divulgar produtos no Insta. Desde que tenha permissão de seus criadores: você pode publicar o conteúdo dos influenciadores diretamente nas páginas do produto. Não só ficará bom, mas também terá uma prova social positiva de seus produtos. Para ter mais variedade de conteúdos em suas redes sociais também compartilha aqueles que foram criados pelos influenciadores com quem você colabora.